sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Final do 1º Periodo
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Kartodromo - interior em imagens
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Posto de 1ºs socorros - interior em imagens
Discoteca em imagens
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Kartodromo
No geral, o edifício contará com um sistema de videovigilância, rede wireless de grande velocidade, com controlo de tráfego e iluminação a 12V (para maior poupança de energia).
O 1º andar, estará destinado as Boxes, garagem, e à loja de apoio à prática do Karting. No seu interior existirá uma zona, uma pequena sala, para explicar as regras aos participantes, equipada com bancos. A zona de oficina contará com equipamentos sofisticados para melhor preparação dos karts. Um depósito grande de gasolina para os karts que se encontrará devidamente protegido. Em relação a loja, esta terá todos os equipamentos necessários.
O 2º andar destina-se ao café, a uma pequena zona de bancadas, e uma zona de fumo. No café existirão mesas redondas, com vista para o circuito, sendo que assim, os espectadores podem estar a apreciar a corrida, acompanhados do seu café. A pequena bancada será para as pessoas que não consumam. Existirá uma sala de fumo, perfeitamente arejada.
O 3º andar será uma zona técnica, destinada ao armazém.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
SOS - por dentro
O nosso posto de socorro será simples com um esquema de cores baseado no branco.
Este edifício terá recepção para atender os utentes, contará ainda com uma pequena sala de espera para aguardarem a sua vez.
Terá também um consultório para tratar as emergências que ocorram, e também os WC’s.
O consultório irá possuir uma marquesa, armários, um pequeno lavatório, e todo o equipamento e material necessários para dar os primeiros socorros.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
1000 VISITAS!
Hoje, ao fim de 2 meses e 22 post's, o nosso blog atingiu as 1000 visitas!
Alem destas 1000 visitas foram realizados 27 comentários e 30 mensagens na caixa de chat que se encontra no lado direito do blog.
Foram ainda realizados 116 votos na zona lateral do blog.
Pelo mapa, podemos observar que existem visitantes de Odivelas, Lisboa, Portugal inteiro de norte a sul, por toda a Europa e ainda doutros continentes num total de 14 países!
Com tudo isto podemos concluir que o nosso trabalho agrada a bastantes pessoas, pela sua visita diversificada tanto na idade (temos desde jovens visitantes a adultos já trabalhadores) como na região (temos visitantes de todo Portugal e também doutros países, fruto da ferramenta de tradução incluída no blog), como pelo sua visita frequente.
Obrigado a todos, pelas visitas, comentários, ajudas e incentivos!
Interior do edifício cultural
No 1º piso, a Lan, vai ser constituída por diversos computadores dispostos em várias mesas paralelas umas ás outras, com cadeiras bastante confortáveis para que as horas de jogo não se façam sentir nas costas.
No 2º piso, o centro de exposições, vai ser um espaço aberto, ou seja, vai haver muito espaço para os artistas exponham os trabalhos á sua vontade, recorrendo para isso a paredes falsas para remodelação do espaço á sua imaginação.
No 3º piso, a biblioteca, vai conter o que normalmente uma biblioteca tem, ou seja, várias prateleiras para a vasta colecção de livros, de cd’s musicais, mesas e cadeiras confortáveis e ainda irá incluir puffs, que como se sabe, são extremamente confortáveis. Também se vão utilizar mesas para colocar os vários computadores para pesquisas e trabalhos.
sábado, 29 de novembro de 2008
Lá dentro
A discoteca terá como base as cores preto e verde, preto pois e a cor da noite, e verde numa referencia à natureza e á tranquilidade/paz interior que queremos que os jovens sintam ao entrar.
Terá uma pista de dança ao centro, varias bolas de espelho penduradas no tecto, um pequeno palco com mesa de Dj’s para eventuais convidados especiais.
Existirá também pequenas salas com uma mesa e sofás para convidados que desejem estar um pouco mais longe da multidão.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Zona 24 vs. Odilandia
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Zona 24 no espaço
"Tás" com pressa outra vez?
terça-feira, 18 de novembro de 2008
O novo Kartodromo
Inicialmente tínhamos como objectivo aproveitar na totalidade as instalações da pista de karts, e esforçá-mo-nos para implementar algumas melhorias, e ao trabalhar no projecto, determinámos que não se tornava rentável, logo, mudámos de opinião e recriámos a zona da boxe, incluindo um espaço para a já existente loja de automóveis e para o café (1º andar e rés-do-chão)
Optámos por criar uma espécie de bancada, dentro do edifício, onde será possível ver as provas, longe do frio e da chuva. Essa espécie de bancada, estará junto do café no 2º andar do piso.
No 3º piso, que se encontra com 2 superfícies externas suportadas por tubos de aço, este irá ser uma espécie de armazém para todas as actividades a realizar na zona. Ainda terá os acessos aos painéis solares, que estão propositadamente virados a sul.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Revolução
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Cultura "de pernas para o ar"
Desta vez foi o edifício cultural que se transformou. Se antes era uma pirâmide agora é nada mais nada menos que uma pirâmide invertida!
No piso ao nível do chão haverá apenas o elevador que irá levar as pessoas ao seu destino.
Na frente irá haver um conjunto de painéis solares, em forma de "24" (zona 24) que irão aproveitar a luz solar para reduzir os gastos.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
O (quase) final !
domingo, 2 de novembro de 2008
Praia e Kart's
Iremos também manter a loja de automóveis que existe, aproveitando-a para complementar as actividades com uma loja de artigos a utilizar na pratica do karting.
Quanto à praia apresentamos um esboço do posto de socorros. Falta-nos ainda apresentar um esboço que apresente os campos e o espaço desportivo, que irá ser apresentado aos bloggers brevemente.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Edificio Cultural
Mais uma vez queremos marcar, e para tal decidimos criar este edifício em forma de pirâmide!
O edifício vai ser da forma de uma pirâmide, constituído por vidros espelhados pelo edifício inteiro, ou seja, as pessoas por dentro podem ver o movimento lá fora e as de fora só vêem o seu reflexo, algo semelhante às Torres de Lisboa. E certas partes dos vidros deste edifício vão incluir painéis solares, para dar uso á energia do sol e porque esta é um tipo de energia renovável.
Esta particularidade permitirá poupar na iluminação pois será aproveitada ao máximo a luz proveniente do sol durante o período de iluminação solar (principalmente pela zona da biblioteca).
Vejam o primeiro esboço em baixo!
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Uma visão do exterior
Já aqui falámos da grande parte do projecto, a nível ideológico, contundo não foi referido nada sobre o espaço físico, e é para isso que estamos aqui hoje, para dar a conhecer o exterior do nosso complexo, a “Zona 24”.
Então, e como será?
Pois bem, de momento iremos falar da zona da discoteca/bar e café.
Pretendemos que todo o nosso projecto seja inovador, inclusive no aspecto, e portanto decidimos criar este edifício em forma de uma esfera! O edifício será uma esfera, com uma pequena parte abaixo do nível do solo, e a parte de cima intersectada por um plano, ficando com o topo liso, onde constará o já referido tecto de abrir. Terá também uma entrada em forma de arco e ainda uma esplanada para a zona do café.
Quando ao resto dos pormenores, tais como cores, padrões e janelas/saídas de emergência, etc. … serão decididos durante a construção da maqueta digital 3D para que o edifício fique o mais atractivo possível.
Aqui fica uma imagem dum 1º esboço, que de certo será bastante melhorado brevemente.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Wireless
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Zona 24 no Google Maps
domingo, 19 de outubro de 2008
Edificío cultural
No piso de cima será a biblioteca que irá possuir um tecto de camada de vidro assim como muitas janelas de modo a aproveitar a luz solar ao máximo e assim reduzir os gastos de energia das lâmpadas que seriam necessárias a leitura. Esta biblioteca vai servir como um centro de trabalho, onde qualquer pessoa pode fazer um trabalho calmamente sem ter barulho alguma outra coisa que incomode à realização do mesmo, e para tal será usado um isolamento sonoro à volta do edifício, ou pelo menos deste piso.
A biblioteca terá uma vasta colecção de livros, cd’s, e como é óbvio terá internet de modo a poderem ser realizadas pesquisas.
No segundo piso vai estar o centro de exposições. Este centro de exposições vai servir para mostrar vários tipos de projectos, sejam projectos de pintura, projectos de locais de construção, projectos musicais, ou quaisquer outros projectos de nível cultural, e o espaço será “moldado” conforme os requisitos da exposição.
Na entrada do edifício (no 1º piso) irá existir, apesar de não ser considerado uma actividade cultural, uma “Lan”, que é basicamente uma sala de computadores ligados em rede usada usualmente por jovens para jogar. Esta Lan será usada pelos jovens para jogos em rede ou para as chamadas "LAN party's, uma actividade muito apreciada pelos nossos jovens Odivelenses e de certeza de todo o mundo.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Os Kart's
Assim, decidimos aumentar um pouco a garagem, colocar painéis solares nos edifícios de forma a armazenar energia eléctrica usada para diversos fins, e construir uma pequena loja com produtos automobilísticos.
Quanto aos veículos, o kartodromo contará com karts movidos a energia eléctrica, e movidos através das "famosas" pilhas de hidrogénio existente já em alguns veículos.
De modo a promover a defesa do ambiente será criado um torneio em que os veículos terão de ser movidos a energias não poluentes, e não ruidosas. O prémio irá não só para os mais rápidos mas também para os menos poluentes.
E assim fica apresentada mais um dos atractivos amigos do ambiente desta nossa Zona 24...
A discoteca, bar e café
A discoteca existente no projecto funcionará como café/snack-bar durante o período diurno e como bar/discoteca durante o período nocturno.
O snack-bar possuirá uma zona exclusivamente dedicada à alimentação saudável, para todos aqueles que se preocupam com a linha e com a saúde.
Por sua vez, o bar e discoteca serão algo semelhantes ás já existentes discotecas, mas com um aspecto que fará as delicias aos clientes, uma discoteca com tecto de abrir para que se possa aproveitar as noites quentes de Verão a dançar ao ar livre e no entanto poder usar o mesmo espaço durante os dias mais frios e chuvosos do Inverno. Quem nunca quis dançar à luz do céu nocturno?
E para finalizar, uma inovação energética, idealizada pelo grupo, que sem duvida irá ajudar, e muito, o ambiente. Todos sabemos que uma discoteca gasta uma quantidade de energia imensa...por isso a nossa discoteca terá painéis no chão que irão transformar a energia fornecida pela pisadela em electricidade (iremos explicitar cientificamente mais adiante os princípios deste nova forma de energia noutro post).
Imaginem a quantidade de energia fornecida pelos passos de dança de uma grande quantidade de jovens...
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Mas afinal como será o nosso projecto?
Hoje falaremos um pouco mais especificamente da praia.
A praia aproveitará o rio, e aumentando o seu caudal teremos uma praia fluvial, o sonho de qualquer jovem (odivelense) no Verão. Para aumentar o caudal incluiremos uma pequena barragem ou um dique no projecto, sem esquecer uma estação de limpeza da água (uma espécie de ETAR mais pequena) de modo a que a praia possua óptimas condições.
Obviamente, terá ainda de ser importada areia, afinal o que é uma praia sem areia? Mas o nosso grupo não se contenta apenas com areia e água, e sabemos a importância que os jovens dão ao entretenimento, de modo que a praia possuirá uma zona com um campo de futebol de praia e outro campo de volley de praia cercados por uma pequena vedação de modo a não oportunar os "banhistas", e ainda um pequeno espaço onde será possível fazer levantamento de pesos, abdominais e flexões entre outros exercícios para poder ter o corpo que sempre quis ao mesmo tempo que ganha o tão desejado bronze.
E sem esquecer a saúde, a praia contará com um posto de primeiros socorros e uma estrada de evacuação em caso de emergência.
Fiquem a espera das próximas revelações...
terça-feira, 14 de outubro de 2008
"Tás" com pressa?
(aconselhamos o download primeiro em vez de ver directamente a apresentação)
Zona 24 preocupa-se com o mundo
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Local do Projecto
O nosso projecto pretende rentabilizar as características do espaço, como o rio, e a pista de karts. Pretendemos criar uma praia fluvial, uma discoteca/bar, um espaço cultural, sem nos esquecermos de renovar a actual pista de karts.
De seguida apresentamos umas fotos do local, a 1ª em 2D, e a 2ª em profundidade.
(para aumentar as imagens clique nas mesmas)
Caso prefira ver o local usando o google maps clique aqui
Apresentação
Somos da turma C do 12ºano , do curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária de Odivelas. Este grupo é composto por 4 elementos: André Restolho, Gonçalo Rijo, Pedro Rijo e Ricardo Martinho.
Integrado no tema da turma, o grupo tem por objectivo apresentar um projecto que revoluciona o quotidiano em Odivelas, um projecto de um espaço lúdico-cultural, que funcione 24horas por dia.
Talvez se perguntem "de onde virá o nome CriOJovens?". Bem, a resposta é simples, CriOJovens provem da união de 3 palavras, ou parte delas. Criatividade, pois pretendemos criar algo inovador, O de Odivelas, e Jovens pois este espaço destina-se essencialmente aos jovens.